quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como usar - Renda


Não muito tempo atrás, a renda era um tecido antiquado, visto como “coisa de vó” ou associado só às lingeries.  Há quase dois anos, no entanto, a renda voltou ao cenário da moda e, hoje, cada vez mais mulheres se rendem a feminilidade característica do tecido – que é perfeito para balancear as tendências de ar masculino e minimalistas que estão muito em alta ultimamente. Apesar de uma peça de renda ser algo bem marcante, eu acho que o tecido pode sim, ser versátil e capaz de formar looks de estilos bem diferentes: a dica para não ficar muito óbvio é misturar a renda com outras texturas e não ter medo de ousar – pelo menos um pouco! Gente, eu amei fazer esse post porque eu tenho um verdadeiro vício por renda, mas às vezes acabo sem idéias e uso aquela peça seeempre do mesmo jeito... espero que o post inspire vocês como me inspirou!
A tendência militar – com seu verde característico, seus tecidos estruturados e seus modelos inspirados no guarda roupa masculino – continua em alta. No entanto, o look total militar, acabei-de-sair-do-tiro-de-guerra fellings, já ficou fora de moda e o interessante nessa temporada é misturar as peças “militares” com outras bem femininas, que quebram aquele ar pesado da tendência. Vestidos, blusinhas e até shorts de renda são as peças perfeitas para criar esse efeito, formando aquela contradição entre o super feminino e o masculino que é sempre interessante!
Quando o tempo começa a esfriar, muita gente já guarda suas peças de renda bege/branca no fundo do armário. Na verdade, os vestidos e blusinhas de renda de cores claras também podem ser usados no inverno e ficam ótimos quando combinados com peças pretas – como meia calças (meia calça ou meia fina, gente? Esses dias ficaram tirando sarro de mim porque eu falo meia calça hahaha!), casacos e saias. Para não ficar inapropriado, a dica é usar um sapato pesado – como botas de salto mais grosso – e tomar cuidado para que a peça de renda não seja muito decotada, porque daí pode ficar meio brega!
Combinar uma peça de renda preta com outras peças da mesma cor é a maneira mais fácil de acertar no look – o preto dá um ar mais sofisticado à produção e fica mais difícil ficar over, principalmente quando estamos falando de uma peça de renda que também tenha transparência ou de um look que contenha duas peças rendadas. Nesses casos, o look all Black é a melhor pedida - mas lembre-se sempre de quebrar o look com uma peça mais despojada! Se você acha que um look inteiro preto é muito óbvio, a dica é apostar nos acessórios marrons, que quebram a seriedade do look e conferem um ar mais despojado e inusitado à produção.
Lace and Leather – ou renda e couro -, tem combinação mais icônica? Até a Britney já fez uma música que falava dessa duplinha... momento tiete-descontrolada fellings, não liguem! Haha! Brincadeiras a parte, a renda e o couro combinam tão bem devido ao caráter totalmente oposto de seus tecidos: enquanto a renda é o ápice da feminilidade, o couro tem aquele caráter rebelde, pesado e rock ‘n roll – e a mistura desses opostos cria um contraste muuito interessante no look. Só acho que a gente tem que tomar um certo cuidado ao usar um look que tenha renda preta + couro preto, porque, se tudo for muito justo, corre-se o risco de ficar sexy demais.
O jeans também é um tecido que se opõe a renda, mas por motivos diferentes do couro: o caráter despojado do denin quebra a o ar “muito arrumadinho” da renda e confere um ar hippie-chic ao look, deixando a produção mais apropriada para o dia-a-dia. Calças, shorts ou camisas, de lavagem escuro ou clara, não importa, pode misturar tranquilamente sua peça de renda preferida com qualquer coisa jeans que você tenha - sempre dá certo!
Humm, agora começa a parte complicadinha! Haha! A mistura de texturas é uma das grandes tendências da temporada – e uma das mais difíceis de serem usadas. Uma peça de renda é um bom começo para aquelas que gostam de arriscar: procure misturá-la sem medo com outras peças que também tenham alguma textura forte, como um colete ou jaqueta com pele, uma peça estampada ou até outra peça rendada. Para o look ficar harmônico, a dica é abusar das cores neutras e sempre usar alguma coisa mais “básica” que faça o look se tornar usável. Reparem no look da menininha ali do meio, a faixa preta na cintura foi essencial para balancear as duas peças de renda e não deixar o look ficar too much – só achei que essa meia azul aí forçou a barra! Haha!
Muitas vezes, quando vamos usar uma peça de renda, nós deixamos as cores de lado e a combinamos quase automaticamente com peças neutras, não é verdade?! Mas nós temos que parar com essa mania, já que a mistura de renda com cores é uma alternativa super interessante para fazer o seu look sair do óbvio de uma forma simples: é só combinar aquela peça de renda com outra colorida e pronto, você tem um look super diferente e moderno na hora! Para não ficar demais, a dica é manter só uma peça do look colorida, enquanto as outras devem se manter neutras – acho que tentar um color blocking aqui fica meio forçado e reservado para as Anna Dello Russo da vida! Quem ainda não quer se jogar totalmente na cor, pode investir em acessórios coloridos – fica bem legal também.
Como a renda está na moda já faz um tempo, estão surgindo atualizações da tendência - como é o caso das peças de renda coloridas que temos visto por aí. Para não errar, basta seguir a mesma dica que eu dei para quem quer misturar renda neutra com peça colorida: é só não exagerar nas cores e manter o resto do look básico e neutro.
Gostaram do post, meninas? Mesmo que a renda já seja uma tendência meio batida, ela continua super em alta e achei legal fazer um post mostrando como usar peças de renda de maneiras diferentes. O que mais vocês gostariam de ver na tag "como usar"? Já estou fazendo "como usar" blazer, roupas brancas e peças de couro marrom... outras sugestões?
 
credito: Luisa blog Tres Jolies

Nenhum comentário:

Postar um comentário